sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Aprendendo a lidar com o frio e a neve...



De tudo que aprendi nestes dois anos aqui a mais curiosa é que nós - que somos do lado debaixo do equador - não sabemos nos comportar no frio.
Ok que não se compara ao Canadà ou a Russia que chegam a ter -30°/ -40°, mas convenhamos que -15° é um frio da p*rra pra uma carioca.
Primeira coisa que tive que aprender foi a me vestir. Sério, eu não sabia mesmo e no primeiro inverno aqui eu congelava na rua com -13°, todo dia. Até aprender. :(


Primeiro dia e você está feliz da vida num apartamento quentinho, com uma temperatura de 21° estáveis graças aos aquecedores que estão presentes em todos os cômodos da casa. Com essa temperatura você fica em casa tranquilamente com uma camiseta e uma calça de moleton. Tranquila. E sente até calor se usar cobertor a noite. Então você resolve sair e vai se trocar. O problema é que na realidade você não "lembra" bem do frio que faz la fora, dai coloca uma calça jeans, uma meia de lã , botas, uma camiseta, um moleton e um casacão em cima de tudo. E se fode todo. Juro.
Pra esse nível de frio, eu aprendi que o importante é formar a "segunda pele" antes de tudo, ou seja, na sequencia: (rs)

Coloque uma meia calça grossa e uma meia 3/4 grossa de lã, depois uma calça comprida, pode até ser jeans desde que seja grosso. Uma camiseta, se possível de lã, colante ao corpo. Um ou dois blusões de lã por cima. Use botas com sola aderente (pra não escorregar no gelo no gelo que se forma depois da neve),  de salto baixo e cano alto (porque as vezes  você tem que enfiar o pé num monte de gelo e a neve acaba molhando a sua calça comprida). Use uma echarpe, sempre! Echarpe grande e de lã porque vai ser ela a manter seu pescoço, garganta e peito quentes. As vezes você vai coloca-la no rosto também, porque quando tem vento o frio corta a pele do rosto e racha a sua boca (uma manteiga de cacau no bolso também é indispensável).



Use por cima de tudo um casaco longo, até o joelho com bolsos e com uma gola que você possa levantar pra proteger o pescoço. Escolha um casaco forrado por dentro e de lã por fora ou um daqueles pra esquiar que você vai parecer o boneco da Michelin. São ótimos! hehehe. E se o casaco tiver capuz, tiver pele por dentro, melhor ainda, senão tiver capuz use um gorro de lã grossa que inclua suas orelhas dentro dele. Orelhas são feitas de cartilagem e com tanto frio elas congelam! Pois é...é assim e quando congelam começam a incomodar e você automaticamente vai meter a mão e começar a mexer nas orelhas para aquece-las e isso pode "quebrar" a cartilagem das orelhas, o que, na hora talvez você nem perceba, mas quando suas orelhas descongelarem, mesmo que estejam só minimamente fissurada, vai provocar uma dor desesperadora.
Bem, e pra finalizar coloque luvas, as mais quentes possíveis. Porque as nossas extremidades, mãos e pés, são as mais atingidas pelo frio.

Outras dicas:
- SEMPRE seque o cabelo meticulosamente depois de lavar. Se por acaso você sair com o cabelo ainda molhado, mesmo que levemente úmido, vai conseguir uma bela pneumonia... ou no minimo uma puta dor de cabeça.
- Beber um café aquece mas café com licor aquece mais! O alcool não tem tanto efeito no frio. Legal né? Mas não encha a cara ou vai se estabacar na neve, equilíbrio é tudo pra andar em ruas geladas. rs
- Se alimente bem, seu corpo gasta muitas calorias pra se manter aquecido. Alimentos gordurosos são bem vindos e alimentos termogênicos naturais como a cafeína, pimentão vermelho, pimenta e canela idem! Te ajudam a se manter aquecido. (Boa essa também!)
- Os bolsos do casaco são importantíssimos, você vai querer ter algumas coisas bem a mão. Servem pra carregar as chaves, lenços de papel (leve também SEMPRE lenços de papel nos bolsos, pois é comum que você lacrimeje e que seu nariz escorra quando estiver na rua), o dinheiro da passagem de ônibus, as entradas pra algum lugar. Afinal a gente fica com os movimentos meio comprometidos com tanta roupa.

A maior lição: O frio é acumulativo, não fique exposto ao frio muito tempo. Estar meia hora na rua é muito diferente de estar 4 horas... com o passar do tempo nada que você tenha vestido vai adiantar mais porque seu corpo esfria e chega a um ponto que mesmo depois de chegar em casa ainda demora horas pra parar de sentir frio. Então, se tiver que esperar alguém ou alguma coisa não fique pela rua, entre num café ou numa loja beba alguma coisa e se aqueça antes de continuar a sua jornada.

Eu já peguei até ônibus errado pra sair do frio. Juro. :(

Algumas fotos da minha rua:




5 comentários:

Priscila disse...

Rosaria!Eu estava com saudades!Tanto tempo que você não escrevia!Adoro ler esses posts sobre como se vestir no frio,eu que moro na terra em que com 22° ninguém vai pra escola.
Esses casacões são chiques né?tem até um post só sobre eles aqui no blog,mas falando em casaco...me tire uma dúvida,é que um dia falando com meu amigo francês eu entrei no site da Zara e pedi para ele me ajudar a fazer meu guarda roupa para quando eu for morar na França(sonhar é atividade tax free xD) e quando coloquei 3 casacos na sacola ele disse que 3 era muito,que um casaco só dá e basta,eu fiquei indignada!imagina se iria trabalhar todo o dia com o mesmo casaco!e ele disse que é normal,já que é um casaco,não um top...aí falei sobre essa questão com meu amigo italiano(que mora aí pros lados da Emilia-Romagna também) e ele me disse que todas as donas que ele conhece também só tem um casaco!Ai eu pensei que esse povo tá de brincadeira...tá certo que esses casacões são super caros e que na certa não sujam rápido que nem uma blusa aqui e que talvez o pessoal só use alguns minutos por dia enquanto não entram nos carros/prédios,mas poxa,tem como passar tipo 8 meses sem lavar/trocar de casaco?E se o casaco ficar sujo de lama e a pessoa precisar sair enquanto ele seca atrás da geladeira?
Ah,esses mesmos rapazes me dissem que se eu visse uma conta de água da europa mudaria de idéia quanto a tomar banho com frequencia,na hora que disseram isso só lembrei do seu post sobre a água de ouro!heheheheeh!

Rosaria Selo disse...

Oi Priscila!!! Que me perdoem os seus amigos, mas essa estoria de um casaco aqui não vale não... rs
Eu, que sou pobre, tenho 3 casacos longos, e 2 curtos. Nem tanto por moda, mas porque um é mais pesado que o outro e dependendo do frio você vai preferir um ou outro. As pessoas que conheço aqui também tem vários casacos. As minhas clientes, por exemplo, cada dia estão com um diferente.. rs
PS: eu continuo tomando banho todo dia.. apesar da conta d'agua rs

Anônimo disse...

Adorei seu blog, li inteiro, e passei muita informação para meu filho, que aí chegou dia 12, com um frio danado, e ficará até julho, estudando na universidade. Boa sorte e espero que consiga um trabalho beeeem bacana!
Sonia - Barretos - SP - Brasil

Rosaria Selo disse...

Que legal Sonia, espero ter ajudado com minhas estorias! Obrigada! :)

Anônimo disse...

Quando será sua próxima postagem ?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...