Bologna: Quatro milênios de história



Quatro milênios de história, quatro mil anos de glórias, de vicissitudes intensas e por vezes adversas. Bologna está situada numa localização central e, que desde os tempos antigos, a fazia favoravel ao trafico comercial com o resto do território. A cidade está delimitada pelos rios Reno e Savena.

Bolonha é uma das cidades mais antigas da Itália, é rica em vestígios pré-históricos dos seculos X e IX A.C. até VI/ IV seculos. A.C.

Com os etruscos tinha o nome de Felsina. Depois conquistada pelos gauleses, que fizeram de Bologna a sua capital, adquire o nome de Bononia. Bononia da era imperial romana floresce e se desenvolve. Marcus Valério Marcial, poeta latino pragmática, a chamava de "Culta Bononia". Os romanos de 189 AC a nominaram como uma colônia, que prosperou com a abertura da Via Emilia.

Bologna é brutalmente saqueada pelos húngaros, em 902. E depois retomada. A recuperação coincidiu com o nascimento de sua universidade famosa e conhecida, a mais antiga do mundo, cuja fundação remonta a 1088, e que foi dado o apelido de "Dotta".
Bolonha tornou-se município livre em 1114 e participou ativamente nas lutas da Liga Lombarda contra Barbarossa. A discórdia política , em várias ocasiões, da cidade com à Igreja, fez que, Bolonha, em 1513 se tornasse Estado Papal.
Proclamada capital das Províncias Unidas, em 1831, a 08 de agosto de 1848 ele derrotou os austríacos. Sede de um governo provisório em 1859, Bolonha foi anexada em seguida, após o plebiscito de Março de 1860, ao reino da Itália.

Entre os monumentos mais importantes do que as torres Garisendi e Asinelli, as igrejas de São Francisco, San Domenico, San Petronio, a Loggia dei Mercanti, Palazzo Bevilacqua, o Palazzo Fava, Netuno e fonte do palácio do rei Enzo.
Gastronomia e Vinhos: As especialidades mais conhecidas são a mortadela bolonhesa e tortellini recheado com presunto cru, mortadela, carne de bovino e parmesão. Outros pratos famosos são lasanha, tortelloni de ricota com salsa picada.

Entre as sobremesas nos lembramos do clássico Panetone - pão de especiarias Bolo de Natal recheado com passas, frutas cristalizadas, nozes e chocolate e "spongata, envolto em massa folhada cheia de mel, pinhões, nozes, pão de biscoito em pó, uvas passas e especiarias.
Entre os vinhos destaque ao Barbera e o Sauvignon di Monte San Pietro, o Trebbiano e o Lambrusco.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...