quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Saga 2 - Trabalhar em Bologna - A missao


Ja que todos os meus leitores, todos os meus dois leitores estao reclamando da minha ausencia, voltei! rsrs.
Me ausentei porque me sinto um pouco irritada com a minha situaçao. Assim farei um post pra reclamar da vida. :-)
Comecei a Minha Saga 2 - A Missao: Arrumar emprego em Bologna.
Porque a saga um, a parte da cidadania esta encaminhada, o que significaria que eu ja posso trabalhar nessa terra, mas isso é so em tese sabe, porque na pratica, o buraco é muito mais embaixo, pelo menos no meu caso.
(Vale ressaltar que estou especificando a cidade porque tenho acredito que em Milao ou Roma possa ser mais facil. Nao sei...)
A verdade é que eu nao imaginava a encrenca que é pra conseguir trabalhar por aqui. E olhe que falo de trabalho mesmo, qualquer um, nao estou falando de arrumar um emprego e muito menos um bom emprego. Eu tenho procurado qualquer coisa!!!! Que me de um salario fixo, por menor que seja, o que nos padroes daqui seriam 700 euros mensais. Ganha isso um atendente, barista, qualquer um!

Bem, tenho um bom curriculum, quase 11 anos numa multinacional americana. Sou uma webdesigner com 16 anos de experiencia, no total. Mandei meu CV pra todos os anuncios que pediam um webdesigner aqui e fui chamada para 3 entrevistas!!!
Porém, (sempre tem um porém)  nas 3 empresas ocorreu comigo o mesmo problema. Eles queriam que eu, além de designer, fosse também programadora em ASP, ASPx, PHP... etc...etc...  Como nao sou e nem quero me tornar programadora as minhas esperanças nesse campo se reduziram quase a zero. Porém continuo a mandar o CV nessa area, afinal esperança é a ultima que morre e quem sabe aparece uma proposta pra uma webdesigner fazer webdesign?!

Dai decidi que era melhor eu tentar em outras areas, afinal ja fiz tanta coisa na vida. Olha so, sou doceira, ja fui comerciante, vendedora, barista.
Otimo, vou me candidatar pra tudo isso. :) Fiz um outro CV, relatando estas outras experiencias de trabalho e mandei dezenas de CVs pela internet, sai pela rua entrando nas lojas e deixando meu curriculum, mesmo naquelas que nao tinham cartazinho pedindo funcionarios. Na cara de pau mesmo. Nada.

Sou estrangeira. O povo aqui ja esta de saco cheio dos extracomunitarios. Sao muitos mesmo, arabes, paquistaneses, chineses, filipinos, africanos, ciganos e uns gatos pingados brasileiros como eu.
Ok, compreendo... ao menos voce tem que falar bem o italiano e respeitar as leis do pais né?
Tenho me esforçado no italiano e até me elogiam bastante, dizem que pelo tempo que estou aqui falo bastante bem. Mas nao era so isso. Conversando com as pessoas, entendi que o problema é que tenho 47 anos e aqui o governo incentiva aos empresarios a dar emprego a quem tem menos de 28 anos. Assim o jovem é contratado como "aprendista" ou estagiario e o empresario so paga metade dos encargos.
Vi alguns poucos anuncios que aceitam até 35 anos mas acima disso nunca vi nenhum. So mesmo aqueles empregos pra Amway e coisas assim....

Sem querer desanimar comecei a pensar em alguma saida, em prestar algum serviço, virar autonoma...
Antes disso tudo, assim que eu cheguei em Bologna, eu tinha pensado que se nao arrumasse emprego eu poderia fazer doces pra fora, chocolates, como ja fiz por tantos anos. Mas nao pode. Pela lei, voce nao pode nem levar uma torta que voce mesma fez pro aniversario do seu filho na escola! As escolas nao deixam entrar com a torta. Os restaurantes também nao deixam voce levar uma torta inteira pra sua comemoraçao. As pessoas nao compram nada que nao tenha uma empresa por tras, nao compram nada sem Nota Fiscal. Desisti e pior, eles é que estao certos né? :(

Ok, tortas nem pensar.... ai veio a ideia genial: 
Sei fazer unhas em porcelana e gel! Uhuu!
Mil pesquisas depois, descobri que unha postiça aqui se chama Reconstruçao de Unhas e quem faz se chama Onicotecnico. Chique hein... bacana, e como eu faço pra ser uma autonoma onicotecnica?
Tres mil pesquisas depois: Tem que fazer 2 anos de escola para esteticista.
CA GA LHO
Porque???? Por que, em Bologna, o onicotecnico ainda nao é uma profissao reconhecida e quem faz o trabalho dele é a esteticista, que alem disso faz também corte de cabelo, pinta, manicure, pedicure, massagens, limpeza de pele e ... a tal reconstruçao de unhas. PQP
Nao posso ser onicotecnica, sem o curso nao e nem adianta me candidatar a trabalhar num salao desses porque vao me pedir o diploma de esteticista. Unica coisa seria colocar um anuncio na internet e trabalhar em negro... indo na casa das pessoas. So que se me pegarem... me multam e até podem me expulsar do pais... :(

Preciso me sustentar, mas nao arrumo nada. NADA mesmo. Como se faz gente???
Em breve, muito em breve, faço 48 anossss !!! O God...


O triste é pensar que isso serve também para os italianos acima de 35 anos. Se perdem o emprego estao fudidos né? Que coisa estupida essa lei, aceito que se deve incentivar o primeiro emprego, mas e depois?
Torçam por mim.
Desculpem o teclado.. ainda nao comprei um com acentos e hoje to sem saco de fazer copy/paste de acentosss!! Humft

1 comentários:

Gabriel disse...

Puxa vida, viu?! Li os seus posts sobre trabalho e estou aqui imaginando como vai ser comigo que tenho um currículo quase totalmente vazio. E também já estou bem velhinho. E com certeza não devo ser nem a metade de esperto e atirado como você.

A esperança é a última que morre: Tenho em mente muitos meios que servirão de alguma coisa. Mas dá o maior medão de não conseguir nada, acabar o dinheiro, ter de voltar ao Brasil ou até mesmo mendigar. É uma angústia só!

E olha que eu ainda estou vivendo super barato. Quando eu tiver de fazer a residência e por isso eu não puder mais ficar em qualquer muquifo por aí bem baratinho (porque eles não aceitam como residência)... Aí é que vão ser elas.

No momento eu estou pagando trezentos euros por mês sem precisar contribuir com mais nada: água, luz, condomínio, etc. E tenho televisão e conexão Wi Fi no quarto, o qual, diga-se de passagem, assim como o banheiro, é só meu.

Aí então quando eu vi aqueles seus posts sobre as contas que você está tendo que pagar... snif, chuif (;_;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...