sábado, 24 de julho de 2010

Assistência Médico-Hospitalar na Itália


Pretende vir para a Italia? Este post te interessa pois nunca se sabe se vamos precisar de um médico ou de assistencia hospitalar.

Pra nossa sorte o Brasil tem um acordo internacional que garante assistência médica na rede pública no exterior. Pra fazer uso desta assistência é necessário levar o CDAM - Certificado de Direito à Assistência Médica a ASL - Aziende Sanitarie Locali da cidade onde voce ficar na Italia.

Abaixo texto do site do Consulado Brasileiro em Milão:

Podem usufruir de assistência médico-hospitalar na Itália os brasileiros residentes em território italiano, com permesso di soggiorno com validade mínima de um ano, que se inscreveram no Serviço Sanitário Nacional italiano, o qual garante assistência médica através das ASL - Aziende Sanitarie Locali.

O inscrito terá direito a uma carteira (libretto ou tessera sanitaria), indispensável à escolha do médico de família, aos tratamentos, aos exames clínicos, aos pagamento parcial de medicamentos (tickets), aos internamentos hospitalares, etc.

Os cidadãos brasileiros com permanência breve na Itália, por motivo de turismo, estudo, ou trabalho, podem usufruir de assistência médico-hospitalar italiana, se contribuintes ou beneficiários do INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social brasileiro, em virtude de acordo previdenciário assinado pelo Brasil e pela Itália, em 30 de janeiro de 1974, Aplicação do Protocolo Adicional ao Acordo de Migração, em Brasília - DF.
É possível, também, inscrever-se no INSS na qualidade de contribuinte autônomo, no Brasil, e gozar, posteriormente, após três meses de carência, de assistência médico-hospitalar na Itália, sempre mediante a obtenção do denominado formulário IB-2 ou Certificado de Direito a Assistência Médica (CDAM) no Posto autorizado do INSS brasileiro.
Para maiores informações acesse os sítios internet abaixo ou procurar uma agência do Ministério da Saúde ou da Previdência Social mais próxima à sua residência.  

De posse do formulário IB-2, o cidadão deverá dirigir-se à ASL - Azienda Sanitaria Locale da jurisdição competente, ou seja, do bairro em que reside, para a aposição de carimbos no documento original brasileiro, registro em computador, expedição de formulários especiais para receitas médicas, pedidos de exames clínicos, internamentos etc. de estrangeiros com permanência temporária na Itália.

****************************************************

Para obter o CDAM voce deve se dirigir ao Ministério da Saúde da sua cidade, no Brasil, munido dos seguintes documentos:

  • Identidade
  • Passagem Aérea ou Declaração do Período de viagem
  • Passaporte
  • Comprovante de Endereço no Brasil
  • Comprovante de contribuição do INSS
- Leve os originais e é necessário levar uma cópia simples destes documentos juntamente com o original. No caso do passaporte deve ser copiadas as páginas 1, 2 e 3. )

Quem é contribuinte do INSS (empregado) basta levar a carteira de trabalho e o último contra-cheque.
Quem nao é contribuinte deve pagar pelo menos 1 parcela antes de dar entrada.

CDAM no Rio:
Rua México,128 - 9º andar Centro
Rio de Janeiro/RJ CEP: 20.031-142
Va ao Setor de acordos internacionais.
Telefone do setor de acordos internacionais: (21)22405868
CDAM em outros estados: http://sna.saude.gov.br/cdam/enderecos.cfm

 Eu vou fazer a minha Tessera Sanitaria essa semana, qualquer novidade aviso.. rs

2 comentários:

Professora Lu disse...

Rosa tb eh informação...rsrsrs
beijosssssss

Rosaria Selo disse...

Ta vendo?? De vez em quando faço algo util na vida! rsrsrs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...