sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Natal em Bologna


E chegou o Natal...
Nem posso dizer que o ano passou voando, dessa vez não. Esse ano foi longo, aconteceu tanta coisa,  mas tanta, coisa boa e coisa ruim... que nem sei se vai deixar saudade. Com certeza foi um ano de muito aprendizado, principalmente no aspecto de conhecer as pessoas. Aprendi que não se conhece ninguém profundamente. Você simplesmente não pode prever o que vai na cabeça das pessoas. Ok... mas voltando ao Natal...

Aqui em Bologna o Natal é um pouco diferente do nosso. Nem todos comemoram na noite de 24, a vigília de Natal é mais comum no Sul da Itália. Aqui eles dão mais importância ao almoço de 25, e é muito comum as famílias irem almoçar fora. Os melhores restaurantes ficam lotados.
Se a grana esta mais curta, como agora nesta época de crise, o almoço é feito em casa mesmo, regado de muito vinho, tortellini e panetone. O almoço muitas vezes se estende até a hora do jantar e se pode beber bastante já que aqui dia 26 também é feriado, é o dia de Santo Stefano.

Nós aqui vamos fazer nosso almoço também, para dois. Que família grande essa! rsrs
Pois é, não estou muito animada, pois natal sem minhas filhas, não é natal... :(

Feliz Natal a todos!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Rosaria,estou atrasada para desejar feliz natal então Feliz Ano Novo adiantado!
Estou no trabalho e lembrei de você aqui mais cedo porque meus colegas ficaram horas discutindo sobre qual o melhor sanduíche do McDonalds!Só fiquei pensando : -Mas parecem a Rosaria que mora na Itália e ainda assim vai comer no Mc!. hehehehe!Se bem que é exagero meu pensar que quem mora na Itália vai gostar de comer macarrão e adjacentes todo santo dia né?Duvido que quem mora no Japão fique contente de comer sushi a vida toda :P.
Beijo! :P

Rosaria Selo disse...

Agradeço muito os votos e concordo com tudo, mas não sei quem é você! rsrsrs Feliz Ano Novo!!!

luciana disse...

Linda foto da Piazza Maggiore! Mi manca tantissimo!!!!
Feliz 2012!
Luciana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...