quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Hoje é o dia da Befana!



De acordo com a tradição italiana e de algumas partes do mundo, a Befana (ou Epifania), representada por uma mulher velha que voa em uma vassoura , visita às crianças na noite entre 5 e 6 de janeiro (A noite da Befana) para encher as meias deixadas por eles penduradas na lareira ou perto de uma janela.
A tradição diz que para atrair a bruxa velha e gentil, se deve deixar na janela um prato com algo que ela possa comer, como uma tangerina, uma anchova, um pedaço de arenque fumado ou um copo de vinho tinto. Se as crianças foram boas naquele ano, ela deixará doces, chocolates, frutas, caramelos e até pequenos presentes, caso contrário,  a meia irá conter apenas carvão (que na verdade é uma preparação de açúcar de cor preta na forma de carvão e muito difícil de mastigar).

Diz a lenda:
"Um dia os Tres Reis Magos bateram na porta de uma velha senhora, eles se dirigiam a Belém para levar presentes ao menino Jesus, mas não sabiam como chegar lá, e assim a convidaram para se juntar a eles, mas ela recusou. No dia seguinte, arrependida, ela tentou alcançar os três reis, mas eles já estavam muito longe. Por esta razão, a velha não viu o bebê Jesus. Desde então, a noite de 5 e 6 de Janeiro, ela voa em uma vassoura com um saco nas costas e vai de casa em casa para levar presentes que nao deu ao menino Jesus para as crianças boas."

Minha mãe me falava desse dia que sempre foi tao esperado por ela na sua infância. O que pra mim era estranho, afinal eu só esperava o Papai Noel, pra ela era o dia do "julgamento" do seu comportamento no ano! Enfim, ela teve a Befana e o Babbo Natale (Papai Noel).  Que inveja! rsrs


Vi na TV que ela passará aqui na Praça do Netuno em Bologna esta noite. ;)

3 comentários:

Anônimo disse...

Rosário,

La Befana vola via, la Befana va lontano, la Befana ha un sacco nero che a noi non porti spero...
Auguri

Luciana

Anônimo disse...

Pois aqui além de só termos o Papai Noel ainda periga um pivete roubar o sapato que deixamos na janela para receber os presentes dele! hehehe

Unknown disse...

Adorei achar a Befana no teu Blog e o que voce contou de tua mãe, me senti de novo a Modena quando eu ainda morava lá bem pequena um pouco antes de vir ao Brasil, era exatamente como você descreveu, era o premio do bom comportamento, coisas de antigamente.... mas para quem recebia doces e presentinhos era uma enorme vitoria e orgulho.
Já estou seguindo teu Blog.
Um grande abraço de uma
Paulista-Modenese
Loredana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...