segunda-feira, 12 de julho de 2010

Vivendo em euro


Sempre tive mania de relacionar o preço de certas coisas para dar o devido valor a outras. Fazia sempre isso com maços de cigarro ou com litros de sorvete rsrs. Tipo, eu pensava: Quantos litros de sorvete posso comprar com o mesmo valor da sobremesa em um restaurante? Sempre desisti da sobremesa assim.
Aqui nao é diferente. Assim, uma coisa que me espantou logo de cara foi o preço do cafezinho num bar. Um cafe aqui custa 1 euro, parece barato nao? Nao! Veja so, com dois euros voce compra 1 litro de sorvete no supermercado ou 400 gr de queijo suiço Emmental! E detalhe, o cafe aqui nao enche a xicara, vem um dedo de cafe fortissimo. Ok, é otimo, pra quem gosta de cafe forte e saboroso, mas nao vale isso tudo.
Outro exemplo: No bar voce paga 2,50 euros pela mesma garrafa que no supermercado custa 0,50 centavos de euro. Ok, existe aqui cerveja de todos os tipos, nacionalidades e preços, mas a relaçao é a mesma. Nao estou falando de beber no bar, falo de comprar no bar e levar pra casa, nao vale a pena! Ande ate o supermercado mais proximo! rs

O mais caro aqui é comer e acho que no Brasil também. Porém se voce fizer suas compras nos supermercados populares a diferença de preço é consideravelmente grande e a qualidade dos produtos é a mesma. Ou seja, é importante que voce saiba dar valor aos seus eurinhos, procurar comprar frutas e verduras de época, comer de acordo com a estaçao e estar atento as promoçoes.
Pensando bem, a grande diferença daqui sao os salarios. Qualquer trabalhador aqui ganha um minimo de 700 euros, ninguem ganha menos do que isso. Um atendente de bar ganha isso, por exemplo. Conheço uma atendente em um açougue que ganha 1.100 euros por mes - que sao mais ou menos 2.500 reais e ainda recebe 14 salarios por ano. Bacana né? Digno.
Para alugar um apto pequeno, perfeitamente mobiliado, para um casal, custa em torno de 600 euros incluido aquecimento. Voce compra um carro ou eletrodomesticos a taxa ZERO nas prestaçoes. Um emprestimo em banco tem com taxas muito baixas. Um casal que ganha 2 mil euros vive com dignidade. E pra isso nao precisa ter duzentos diplomas nem se matar de trabalhar. A saude publica é boa, é para todos e é gratuita mesmo. Inclusive os medicamentos.
As contas de casa: Algumas vem mensalmente, outras bimestral, outras trimestral. Luz é caro, gas e agua nem tanto. Ar condicionado nao é tao comum quanto no Brasil e nao é todo mundo que tem. Porém, o aquecimento é a gas e é  indispensavel. No ultimo inverno tivemos dias de 13 abaixo e zero. Assim, ou se tem aquecimento autonomo ou é do condominio que voce vive, mas sempre tem.

Mas o que me impressiona mesmo é a qualidade de vida de um modo geral. Voce sobrevive bem, mesmo tendo um emprego modesto, normalmente se trabalha de 6 a 8 horas por dia e querendo, pode até se dar ao luxo até de ter so um trabalho part-time, de 4 horas por dia, sem passar fome.
Os jovens nao se sentem obrigados a fazer uma universidade, voce pode ser um tecnico em qualquer coisa, que voce vai conseguir se casar e criar seus filhos. As escolas publicas aqui sao as melhores.

Ah! detalhe:  outro dia descobri que existe aqui um incentivo do governo para sair de ferias, acredita? Eles disponibilizaram alguns milhoes de euros para trabalhadores de baixa renda poderem passear nas ferias. Se chama "Bonus Vacanze", vai de 500 a 1250 euros dependendo do numero de pessoas da sua familia e da faixa de renda anual. Voce paga um percentual e o governo paga o resto. Inimaginavel!! Amei :D

5 comentários:

Lillian Selo disse...

Então...to indo!!! beju!!!

Anônimo disse...

também queroooooo
Bjokas

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Professora Lu disse...

Opaaaa, de tudo o que eu gostei foi do vale férias... pensando em me mudar para Bologna, de preferência como tua vizinha.. eheheheheh
beijosssssss

Rosaria Selo disse...

Obaaaa!!! Venham todas, arrumamos vale-ferias para todas! kkkkkkkkkk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...